Conteúdo atualizado em 11.04.2025
Foi aberto no dia 10 de março, às 8h, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) o Programa de Formação Socioambiental, promovido pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA).
O evento contou com a presença das autoridades do campus: Carlos Ferreira dos Santos, vice-diretor da FOB; José Roberto Pereira Lauris, prefeito do campus e Regina Célia Bortoleto Amantini, superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC).
A primeira palestra foi ministrada por Ana Maria de Meira, colaboradora da SGA na Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (Piracicaba), que informou que o campus USP de Bauru foi o que obteve o maior número de servidores inscritos no Programa de Formação Socioambiental. Ao todo foram 79 inscritos em dois cursos.
Segundo Meira, trata-se de um programa de educação ambiental pautado em princípios de participação, protagonismo, atuação coletiva e formação de uma visão crítica perante as questões socioambientais, iniciado em 2013 e com previsão de término em junho de 2015.
A segunda palestra foi ministrada por Rodrigo Agostinho, prefeito municipal de Bauru que fez um panorama histórico do tema “Desenvolvimento sustentável. Desafios e a qualidade ambiental”, refletindo a respeito de ações e fatos marcantes em nível mundial. Na sequência Agostinho falou sobre os principais desafios ambientais da cidade de Bauru.
A palestra de encerramento foi ministrada por Marcela de Moraes Agudo, mestre e doutoranda do Programa de Educação para a Ciência da Unesp Bauru que falou sobre educação ambiental.
O programa conta com o apoio das unidades do campus: Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC).
Foto: Marcela Agudo, Rodrigo Agostinho, Carlos F. dos Santos, Regina Célia B. Amantini, Ana Maria de Meira, Simone B.J. Simonelli e José Roberto Pereira Lauris
Crédito da foto: Denise Guimarães (FOB/USP)