Conteúdo atualizado em 11.04.2025
Em outubro, professores, funcionários e alunos do curso de graduação de odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) participaram do movimento “Outubro Rosa”.
A mobilização aconteceu durante a Clínica Integrada Reabilitadora, com alunos do 4º ano de graduação e durante a Clínica de Periodontia, com alunos do 2º e 3º ano de graduação de odontologia.
A iniciativa mobilizou em torno de 150 alunos de graduação, 20 alunos de pós-graduação, 4 professores e 4 funcionários da Periodontia. Os alunos vestiram uma blusa rosa e Márcia Zardin Graeff, funcionária do Centro Integrado de Pesquisa (CIP) da FOB/USP distribuiu folders e fitas de pulso, cedidas pelo Grupo Amigas do Peito.
Na ocasião também foi passado um abaixo assinado reivindicando a criação de um Instituto da Mama em Bauru, além de outros tratamentos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Realizada em 2012, a ideia de participar do Outubro Rosa foi de Adriana Campos Passanezi Sant'Ana, professora associada da Disciplina de Periodontia, com o apoio de Carla Andreotti Damante, professora assistente da Disciplina de Periodontia.
A importância da iniciativa é apoiar as campanhas do mês internacional de combate e prevenção ao câncer de mama. A campanha tem por objetivo a conscientização da importância da detecção precoce do câncer de mama e o enfrentamento do medo de descobrir a doença.
Foto: Alunos, professores e funcionários participam do Outubro Rosa
Crédito da foto: Denise Guimarães