Conteúdo atualizado em 11.04.2025
Conforme divulgado, a Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) realizou diversas ações visando diminuir a população da pomba-de-bando (Zenaida auriculata), que utiliza as árvores da espécie oiti como dormitório.
A presença dessas aves no campus traz o inconveniente da sujeira e odor de suas fezes. Por isso a PUSP-B pretende implantar mais um projeto, sugerido por profissional da área, para tentar diminuir este desconforto neste momento em que há a preocupação de economizar água evitando a lavagem constante de calçada e pátios.
A proposta deste projeto é substituir 20 árvores da espécie oiti localizadas no bolsão 6, ao lado do Almoxarifado da PUSP-B, por 20 árvores de outra espécie cuja copa não seja atraente para os pombos. Pretende-se assim diminuir a população dessas aves, com o mínimo possível de impacto ambiental.
É importante esclarecer que a implantação desse projeto dependerá da aprovação dos órgãos de proteção do meio ambiente e que, antes do prosseguimento, a administração da Prefeitura do Campus quer ouvir a comunidade universitária.
Portanto, até 25/09/2014 encaminhe sua manifestação a respeito da implantação deste projeto pelo e-mail: pcb@edu.usp.br ou pelo site www.ccb.usp.br "fale conosco" (não há necessidade de se identificar).
Não deixe de enviar sua opinião, que será fundamental para a decisão de implantação desse projeto.
Atenciosamente,
Prof. Dr. José Henrique Rubo Prof. Dr. José Roberto P. Lauris
Vice-Prefeito Prefeito