Conteúdo atualizado em 11.04.2025
O TUSP – Teatro da USP apresenta no dia 18 de junho (domingo), às 19h, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) o espetáculo de dança e canto “Mulher Sem Fim”.
O espetáculo é gratuito e aberto à participação da comunidade em geral e não há necessidade de retirada de ingressos, e conta com o apoio do Centro Cultural e da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).
A bailarina e atriz Andréia Nhur faz uma apresentação solo e investiga a construção social da mulher em culturas distintas.
Neste trabalho, Andréia contou com a colaboração dos integrantes do Katharsis Teatro: a musicista e bailarina Janice Vieira (sua mãe), o dramaturgo, diretor e iluminador Roberto Gill Camargo (seu pai) e a atriz e produtora Paola Bertolini.
Em cena, a artista dança, canta e representa em uma narrativa descontínua corpos de mulheres tomados pelos contextos em que elas vivem.
Figuras históricas são representadas por gestos, cantos e textos da atriz. Entre outras referências, são levados à cena fragmentos de Emma Bovary, Lady Macbeth, Carmen Miranda e Dadá, a cangaceira.
Constituído por pequenos quadros narrativos, a obra propõe uma reflexão sobre a construção cultural da mulher no aspecto social, afetivo e subjetivo.
Sinopse:
Mulher sem fim é uma peça multiartística que transita entre dança, teatro, música e performance para edificar um corpo constantemente trespassado por ecos de mulheres presentes nas memórias de diversas culturas. De Madame Bovary a Lady Macbeth, passando por Carmen Miranda, o trabalho traça uma dramaturgia da transformação corpórea de uma performer que desenha e apaga sua própria identidade de gênero, por meio de citações de outras mulheres.
Foto: Andréia Nhur. Crédito da foto: Paola Bertolini.