Conteúdo atualizado em 11.04.2025
A partir de fevereiro o Campus de Bauru, da Universidade de São Paulo (USP), dispõe de 22 vagas para idosos e 13 vagas para pessoas com deficiências, do total de 520 vagas deestacionamento para veículos.
Com isso, Ruy Cesar Camargo Abdo, coordenador do Campus de Bauru solicita à comunidade universitária e visitante para que cumpram as determinações do Conselho Nacional de Trânsito (Resoluções Contran – 303 e 304 de 2008) e Lei Municipal no. 5767/2009.
Para Abdo além do cumprimento das determinações legais, o respeito aos idosos e pessoas com deficiências é uma demonstração de educação social e um gesto de cidadania.
De acordo com o Contran, essas resoluções padronizam as sinalizações (vertical e horizontal) que devem ser utilizadas na identificação das vagas, bem como o modelo de credencial, documento obrigatório para identificar os veículos que transportam pessoas idosas ou com deficiências.
Tendo em vista a legislação vigente o Campus de Bauru da USP tem a obrigação de cumprir as determinações que regulamentam essa matéria, estando sujeito a fiscalização.
Para ocupar uma vaga preferencial de estacionamento, os idosos e pessoas com deficiências têm que portar o cartão específico para essa identificação no painel do veículo, em local de fácil visão, sendo que esse cartão tem validade em todo território nacional.
Especificamente para o acesso das áreas internas de estacionamento do Campus de Bauru, é necessário que o usuário tenha o crachá, emitido pela Coordenadoria do Campus de Bauru (CCB), dependurado no espelho retrovisor do veículo.
Caso o usuário do campus se enquadre como idoso ou com deficiência, além do crachá emitido pela CCB, deverá também portar o cartão emitido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) para uso das vagas especiais.
Entretanto, se o usuário for docente ou funcionário e se enquadrar na condição de idoso ou deficiente não necessita,obrigatoriamente, usar as vagas especiais, podendo optar pelas vagas normais.
Todavia, se utilizar as vagas especiais será necessário que o veículo esteja portando os dois crachás: um que identifica o uso das áreas internas do Campus de Bauru e outro que habilita o uso da vaga especial.
A Emdurb é o órgão em Bauru responsável para a emissão desses cartões de estacionamento, sendo que para usuários idosos (apresentar documento com foto), e pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida (apresentar Laudo Médico e CNH ou RG).
O interessado em adquirir o cartão para uso das vagas especiais deverá dirigir-se até o Setor de Expediente da Emdurb, piso superior do Terminal Rodoviário, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. O valor do cartão é de R$ 5,80.
Informações adicionais podem ser obtidas na própria Emdurb, pelo telefone: (14) 3233-9027.
Links para consulta:
http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm
http://www.bauru.sp.gov.br/secretarias/sec_juridico/legislacao.aspx
http://www.emdurb.com.br/site2010/
http://www.ccb.usp.br/ Link - Normas e Portarias