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Conteúdo atualizado em 11.04.2025


Fono lança e-book sobre deficiência auditiva e uso de tecnologia assistiva

Luís Victorelli
13/02/2025

Fono lança e-book sobre deficiência auditiva e uso de tecnologia assistiva

O e-book "Plano Educacional Individualizado para Escolares com Deficiência Auditiva: Usuários de Tecnologia Assistiva", disponibilizado gratuitamente, chega como uma ferramenta indispensável para os diferentes públicos que atuam na inclusão educacional de alunos com deficiência auditiva.

A publicação, de 51 páginas, reúne um conjunto de informações e diretrizes essenciais voltadas para profissionais da educação e saúde que atuam no suporte a estudantes com essa deficiência. Entre os tópicos abordados, destacam-se:

- O papel do fonoaudiólogo na inclusão escolar: estratégias para monitoramento do uso de dispositivos auditivos e recomendações sobre acústica em sala de aula.

- Direitos dos alunos com deficiência auditiva: um panorama das principais legislações e diretrizes que garantem o acesso à educação inclusiva.

- Plano Educacional Individualizado (PEI): um guia detalhado sobre como estruturar e implementar o PEI para atender às necessidades específicas do aluno.

- Orientações para professores e famílias: recomendações práticas para tornar o ambiente escolar mais acessível, promovendo a equidade e a autonomia dos estudantes.

A pesquisa

O e-book, publicado pelo Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), foi desenvolvido a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna Juliane de Oliveira Marani, integrante do PET Fonoaudiologia. Contou com a colaboração de alunos de graduação e pós-graduação, servidores técnicos da Clínica de Fonoaudiologia e a orientação das professoras coordenadoras do Laboratório de Acessibilidade Auditiva e Audiologia Educacional (LAAAE) Profª. Dra. Adriane Lima Mortari Moret, Profª. Dra. Regina Tangerino de Souza Jacob e Profª. Dra. Natália Barreto Frederigue Lopes.

A professora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP, Regina Tangerino de Souza Jacob, coautora do livro, revela que a necessidade deste material foi identificada a partir de diferentes frentes de atuação acadêmica e profissional. “A demanda surgiu nos estágios de graduação em Fonoaudiologia, nas áreas de Audiologia Educacional e Reabilitação Auditiva, onde alunos realizam atendimentos na Clínica de Fonoaudiologia da FOB-USP e acompanham estudantes com deficiência auditiva em suas escolas, assessorando professores e orientando sobre práticas de acessibilidade educacional”.

Além disso, informa Jacob, a lacuna na formação profissional sobre o PEI também foi evidenciada por meio do curso online "Ouvir bem para aprender bem: Tecnologias de acessibilidade para estudantes com deficiência auditiva", oferecido pela plataforma Cursos Extensão da USP com a monitoria dos alunos do Curso de Fonoaudiologia, que já capacitou cerca de 1000 professores. “A participação massiva de educadores e a troca de experiências sobre os desafios enfrentados na inclusão de alunos com deficiência auditiva reforçaram a necessidade de um material consolidado para guiar profissionais e familiares nesse processo”.

O e-book apresenta diretrizes práticas para a elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI), um instrumento essencial para personalizar o ensino de acordo com as necessidades de cada estudante. Além disso, aborda a importância do uso de tecnologias assistivas, como sistemas de microfone remoto, e sugere melhorias na acústica das salas de aula para otimizar a recepção auditiva e o aprendizado.

A quem se destina

O material foi elaborado para diferentes públicos que atuam na inclusão educacional de alunos com deficiência auditiva, incluindo:

- Fonoaudiólogos, que desempenham um papel essencial no suporte à comunicação oral e no ajuste de dispositivos auditivos.

- Educadores e professores, que precisam de orientações sobre práticas pedagógicas relacionadas à acessibilidade auditiva.

- Pais e responsáveis, que desempenham um papel crucial no acompanhamento e no desenvolvimento educacional dos alunos.

- Gestores escolares, que devem implementar políticas de acessibilidade e inclusão.

- Estudantes e pesquisadores, interessados em estratégias educacionais para alunos com deficiência auditiva.

Como adquirir

O e-book foi lançado na versão digital (e-book) e está disponível gratuitamente para download e pode ser acessado aqui. A reprodução parcial ou total da obra é permitida, desde que citada a fonte e autoria, sendo proibido qualquer uso para fins comerciais.

“Este e-book não é apenas um material informativo, mas uma ferramenta essencial para profissionais e familiares que desejam transformar o ambiente educacional em um espaço verdadeiramente inclusivo”, conclui a professora Regina Tangerino de Souza Jacob.

Luís Victorelli (MTb 21.656)

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