Conteúdo atualizado em 17.12.2025
Como a Educação muda vidas? Como a universidade pública é capaz de criar pontes entre os sonhos e a realidade? Como a democratização do Ensino Superior torna possível o antes inalcançável?
Essas questões estão presentes no programa ‘A USP é para Todos, a USP é de Todos’. O especial, que foi produzido pela TV USP Bauru - órgão de comunicação da Prefeitura do Campus da USP em Bauru – celebrou o aniversário de 90 anos da Universidade de São Paulo (USP) e foi ao ar na TV Câmara na quinta-feira (25), às 20h.
Com 22 minutos de duração, o produto traz as histórias e depoimentos de três alunos que simbolizam a importância da universidade pública, especificamente a USP, em suas vidas: Fabiana Martins entrou em Fonoaudiologia aos 39 anos após ter parado de estudar por cerca de duas décadas; Beimaklym Garcia cursa Odontologia e quer reverter os conhecimentos adquiridos para ajudar os povos indígenas e ribeirinhos; e Suélen Nascimento passou em Medicina após ouvir por anos que “filho de pobre e preto” não tinha como entrar nesse curso.
“Esse especial foi ao ar exatamente no dia 25 de janeiro, quando a USP completou 90 anos. Nossa ideia foi marcar essa data com um programa que deixasse bem evidente como a educação pública e de qualidade impacta a vida das pessoas, e como a universidade é o elo entre sonhos e objetivos concretos. Essas três histórias, na verdade, simbolizam muitas outras trajetórias e vidas transformadas pela Educação”, destaca Vitor Oshiro, jornalista da TV USP.
Guilherme Bacciotti, editor de imagens e artes da TV, reforça o papel da democratização do Ensino Superior. “Nos últimos anos, temos visto ações da USP visando uma inclusão cada vez maior, como a própria política de cotas. Inclusive, todos esses personagens do especial acessaram a universidade por meio de reserva de vagas. Assim, quisemos destacar o quão é importante essa política para democratização de fato da educação e o acesso ao Ensino Superior”.
SERVIÇO
O especial ‘A USP é para Todos, a USP é de Todos’ pode ser visto no link: https://youtu.be/qTSxZd0Hmag
Foto: Fabiana Martins entrou em Fonoaudiologia aos 39 anos após ter parado de estudar por cerca de duas décadas
(Vitor Oshiro, jornalista da TV USP Bauru)
imprimir
Envie sua sugestão de notícia
sci@usp.br
marianne@ccb.usp.br