Conteúdo atualizado em 11.04.2025
Duas pesquisas estão sendo desenvolvidas pela Faculdade de Odontologia de Bauru e ambas buscam voluntários. Pessoas com raiz dentária exposta, ou recessão gengival, e pessoas que tiveram ou não a doença covid-19 são convidadas para participarem dos estudos. Saiba mais, a seguir:
PESQUISA SOBRE RAIZ DENTÁRIA EXPOSTA
Estão abertas vagas para pessoas voluntárias, ambos os sexos, entre 18 a 70 anos, que possuam raiz exposta dos dentes e queiram participar de pesquisa, com tratamento.
A raiz exposta, ou recessão gengival, se apresenta quando a raiz do dente perde a proteção da gengiva, tanto porque ela subiu (na parte de cima da boca) ou desceu (parte de baixo). Como decorrência, pode provocar comprometimento estético, sensibilidade na raiz e ainda facilitar o surgimento de cárie, entre outras consequências.
Os interessados em participar dos estudos devem ter, além das recessões gengivais, dentes sem pus e não podem estar amolecidos. A pessoa deve também apresentar boa higiene da boca e não ser hipertenso, diabético e nem fumante.
Quanto antes procurar o tratamento, melhor será a solução do problema. Os estudos fazem parte de uma pesquisa da disciplina de Periodontia, níveis de mestrado e doutorado.
Os interessados em participar, podem entrar em contato pelo aplicativo WhatsApp com as pesquisadoras Mariana 19 982113391 ou Carolina 14 981599371 para agendar avaliação presencial.
PESQUISA SOBRE COVID-19
Pessoas acima de 18 anos, de qualquer região do País, que tiveram ou não a covid-19, estão sendo convidadas para participar de uma pesquisa sobre a doença. O estudo, em nível nacional, é desenvolvido pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP).
Para participar, basta acessar o formulário disponível no link https://forms.gle/7NptaetS25cMuNqh7 e responder às perguntas elaboradas pelos pesquisadores.
Mais informações podem ser obtidas por e-mail (pesquisacovid@usp.br) ou pelo aplicativo WhatsApp 14 99107-7278.