Conteúdo atualizado em 11.04.2025
Já se encontra disponível o THAAS - Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada, que pode ser utilizado por fonoaudiólogos para avaliação de atenção auditiva de crianças. Para acessá-lo gratuitamente o profissional deve consultar o site: www.thaas.fob.usp.br
A criação do teste originou-se na pesquisa “Proposta de instrumento comportamental para avaliar a atenção auditiva sustentada” de autoria de Mariza Ribeiro Feniman, professora titular do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).
O trabalho tem como coautores: Roberta Ribeiro Ortelan, psicóloga doutora pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofacial (HRAC/USP); José Roberto Pereira Lauris, professor titular da FOB/USP; Carolina Ferreira Campos, mestre pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) e Mariana Sodário Cruz, professora adjunto da Faculdade de Ceilândia - Universidade de Brasília (FCE-UNB).
Segundo a professora Mariza Feniman, pesquisas desenvolvidas e vivenciadas no exterior motivaram o desenvolvimento de estudos sobre a atenção auditiva de crianças no âmbito da realidade brasileira, refletindo na elaboração de um instrumento comportamental que contribui para a identificação de crianças com problemas atencionais auditivos.
Assim, o THAAS é um teste comportamental simples, de fácil e rápida aplicação que tem como objetivo avaliar a habilidade de atenção auditiva sustentada de crianças de 6 a 11 anos de idade. Este teste requer que a criança mantenha a vigilância e reaja à presença de um estímulo alvo auditivo previamente especificado.
A atenção sustentada é definida como a habilidade para persistir, manter um nível eficiente de resposta e completar uma tarefa em um dado período de tempo.
Informações adicionais podem ser obtidas no referido site: www.thaas.fob.usp.br