Conteúdo atualizado em 11.04.2025
A exposição “A Beleza do Bonsai e seu Significado” (Arte em Arame) do artista plástico Marcos Ueda, pode ser vista no Centro Cultural do Campus USP de Bauru até o dia 2 de dezembro.
A mostra exibe 12 peças e a técnica utilizada é da Tailândia, e consiste em dar forma nos troncos e galhos utilizando arame de alumínio e pode ser denominada de escultura ou Bonsai Wire.
Marcos Ueda informa que Bonsai significa árvore na bandeja ou miniatura de árvore, em tradução livre do idioma japonês.
O artista esclarece que o objetivo da exposição é mostrar um pouco desta arte através do simbolismo, tendo como eixo principal uma relação única entre o homem e a natureza, que juntos são um elemento só no universo, e nesse sentido os bonsais representam a jornada do homem em busca por suas origens representados pelas raízes do Bonsai.
O ARTISTA
Ueda fez a graduação em Sistema de Informação Tecnológica de 2004 a 2007, na Faculdade Fênix e pós-graduação em Administração de Empresas de 2009 a 2011 na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Marcos Ueda tem 61 anos, é natural de Bauru e atualmente está aposentado. Ele afirma que a arte representa a sabedoria, simplicidade e humildade. Na sua opinião, o homem sábio não precisa conhecer todo o mundo para ser dono dele, basta apenas focar sua visão naquilo que circunda como uma representação em miniatura do mundo para entender o seu lugar nele.
Até o dia 2 de dezembro, a mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro Cultural do Campus USP de Bauru, localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru (SP).
Informações no telefone: (14) 3235-8394 ou no e-mail: centrocultural@usp.br .
Foto: Marcos Ueda com seus bonsais
Crédito da foto: Kazuo Kato (Centro Cultural do Campus USP de Bauru)